2

Estudantes da FCT/UFG apresentam artigo no maior evento de arquitetos do mundo

Em 24/11/21 09:49. Atualizada em 24/11/21 09:56.

Os discentes do curso de Engenharia de Transportes apresentaram o trabalho no 27º Congresso Mundial de Arquitetos

Os discentes do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, Adail Pereira dos Santos Neto e Daniele Sousa de Almeida, orientados pelo Prof. Dr. Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, apresentaram no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorreu no Rio de Janeiro, entre 18 e 22 de julho de 2021, o artigo “Direito à Cidade: O (Não) Planejamento da Mobilidade Urbana dos Moradores do Programa Minha Casa Minha Vida”.

O Congresso Mundial de Arquitetos trata-se do principal e maior evento de arquitetos e urbanistas do mundo, organizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), uma organização não-governamental francesa que foi fundada em 1948, com o objetivo de unir e representar os arquitetos de todo o mundo, sem considerar as questões de nacionalidade, raça, religião ou opção arquitetônica. Reconhecido pela UNESCO e pela Organização das Nações Unidas (ONU), representa 3,2 milhões de arquitetos e urbanistas, e realiza o seu congresso a cada três anos.

O estudo apresentado no evento se propõe a identificar o não planejamento da mobilidade urbana dos moradores do Programa Minha Casa Minha Vida, que deu acesso à moradia para muitos cidadãos brasileiros, diminuindo o déficit habitacional do país. No entanto, a localização dos empreendimentos dificulta o acesso à cidade e ao “Direito à Cidade” das pessoas que vivem nos lugares atendidos por este programa. O estudo conclui que houve um aumento de brasileiros se beneficiando deste programa, para garantir suas moradias, entretanto, a mobilidade foi negligenciada e não planejada pelos legisladores federais, estaduais e municipais. 

A participação no primeiro congresso do UIA realizado no Brasil, aconteceu por iniciativa dos estudantes, que representaram com êxito o curso de Engenharia de Transportes da FCT/UFG. O trabalho também foi publicado nos anais do evento e pode ser acessado por aqui, além do evento. 

1

Daniele Sousa de Almeida e Adail Pereira dos Santos Neto, estudantes da FCT/UFG que apresentaram artigo no 27º Congresso Mundial de Arquitetos

 

Fonte: Ascom FCT/UFG