enade

Engenharia de Produção tem nota máxima no Enade 2019

Em 20/10/20 19:22. Atualizada em 22/10/20 13:00.

O curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG foi um dos cursos da Universidade Federal de Goiás avaliados com nota máxima no conceito Enade 2019

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida foi avaliado com nota máxima no conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Entre os 266 cursos avaliados no estado de Goiás, apenas 11 tiveram a nota máxima, sendo um deles o curso de Engenharia de Produção do recém criado campus da UFG em Aparecida. A prova foi realizada em 2019 e o resultado foi divulgado na última terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação federal.

O Enade tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em instituições públicas e privadas do ensino superior. Na FCT/UFG, foram selecionados 30 estudantes que tinham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que cumpriram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até a data final de inscrição do Enade 2019. O indicador, obtido a partir das notas dos estudantes na prova é o Conceito Enade, com faixa de variação entre 1 a 5, sendo esta última a nota máxima.

Essa foi a primeira vez que a FCT/UFG participou da avaliação visto que o Campus de Aparecida iniciou, efetivamente, suas atividades em 2014 com a abertura do curso de Engenharia de Produção. Em 2019, formou-se a primeira turma de engenheiros de produção e todos saíram da universidade empregados em grandes empresas. Isso só foi possível pelos bons resultados alcançados no período dos estágios e pelo forte vínculo entre a FCT/UFG e as empresas de Aparecida de Goiânia. Além disso, o curso é composto por um corpo docente altamente capacitado de mestres e doutores, o que também permitiu que no último ano, o curso expandisse a sua atuação com a abertura do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção.

De acordo com o Prof. Júlio César Valandro Soares, diretor da FCT/UFG e professor do curso de Engenharia de Produção, o resultado no Enade 2019 é o efeito de um trabalho compromissado dos docentes e servidores técnicos da FCT/UFG com os estudantes em Aparecida. "Esse resultado expressivo nos orgulha muito e é fruto de um trabalho sério e competente de todos", afirma Valando Soares.

Em 2019, o Enade avaliou o conhecimento de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança. De 8.368 cursos avaliados em todo o Brasil, 510 atingiram a maior nota, sendo que desse número, 67% são de cursos de universidades federais. Em Goiás, dos 11 cursos com nota máxima, 10 estão vinculados às instituições públicas como a UFG e a UFJ, que ainda permanece sob tutoria da UFG.