Projeto HC

FCT/UFG desenvolve o projeto de reestruturação do espaço de atendimento do Hospital das Clínicas da UFG

Em 12/05/22 12:44. Atualizada em 17/05/22 10:09.

O projeto do curso de Engenharia de Produção está desenvolvendo o novo espaço de atendimento com mais conforto para o público

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida, em parceria com a comissão de membros internos do Hospital das Clínicas da UFG, desenvolveu a proposta para estruturação do novo espaço de atendimento. O projeto foi entregue em junho de 2021 e desde então está sendo implementado. O espaço passou por ampla reforma com implementação de um ambiente climatizado, assentos ergonômicos, painéis de senhas e televisores que trará mais conforto e comodidade para o público do HC. 

A ação faz parte do projeto de extensão “Aplicação de Metodologias de Engenharia de Produção em Ambiente Hospitalar” coordenado pelos professores do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG, Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida.  

O projeto conta a participação de bolsistas discentes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção e em Arquitetura e Urbanismo. O objetivo era fazer estudos computacionais em ambientes hospitalares, utilizando softwares para estudos referentes à layout, movimentações, operações, redução de desperdícios, estudos econômico-financeiros e otimização levando em conta a viabilidade financeira, fluxo de pacientes e profissionais, afim de melhorar o uso do espaço. 

Hc antesHC antess

Espaço de atendimento ao público do HC/UFG antes

Projeto HC

Projeto do espaço de atendimento ao público do HC/UFG

HC depois

Imagem atual do Espaço Atendimento ao público do HC/UFG

 

Cooperação entre a FCT e o HC 

O termo de cooperação é fruto dos resultados obtidos com o projeto "Planejamento das atividades de transferências para o novo edifício de internação" coordenado pelos mesmos professores entre 2019 e 2020. O projeto foi responsável pelo suporte ao processo de transferência e logística das antigas instalações do HC para o seu novo complexo hospitalar de cerca de 44.000 m2 e 600 leitos. Os resultados obtidos foram tão satisfatórios que permitiram a continuidade da parceria entre a FCT/UFG e o HC neste novo projeto. 

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor da FCT/UFG, Prof. Júlio Cesar Valandro Soares na presença da gerente administrativa do HC, Claudieny Rodrigues Franco, dos coordenadores do projeto, os professores Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida. Participaram também a mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Catalão, Tassiana Watanabe Ferreira, o estudante de Engenharia Mecânica, Danilo Rezende e o estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Paulo de Oliveira Coutinho Albuquerque.  A expectativa da equipe do projeto é que esta pesquisa possa ser empregada em diferentes hospitais, na busca por melhorias no processo de gestão, além de produtos como relatórios técnicos, produções científicas e dissertações de mestrado. 

Fonte: Ascom FCT/UFG