Alunos de Engenharia de Produção apresentam projetos de Robótica e Automação

Em 19/12/19 15:10. Atualizada em 22/01/20 10:05.

Alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes apresentam projetos de Robótica e Automação com Arduino

Por Thais Molina*

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), apresentaram nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, oito projetos de Robótica e Automação por meio da plataforma Arduino.

Os projetos foram realizados por duas turmas da disciplina de “Introdução à Computação” e orientados pela Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá e pelo técnico em Tecnologia da Informação, Antônio Rony Cavalcante Tonhá, com o objetivo de exercitar os conceitos de algoritmos e programação aprendidos no decorrer da disciplina, assim como, introduzir conceitos de robótica e automação utilizando o Arduino, que é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware.

Projeto Braço Robótico Identificador de Cores de Objetos

projeto 1

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Clara Gouveia, Daniel Carvalho, Gabriel Kuramoto, Gabriel Silvestre, Julia Oliveira, Lucas Alvarenga e Luis Philip, o projeto consiste em um braço robótico capaz de identificar cores (vermelho, azul e verde) de objetos e colocá-los no recipiente correspondente a sua coloração.

Projeto de Detecção de Gases e Fumaça Utilizando Sensor de Gás MQ-2

projeto 2

O projeto consiste em detectar fumaça e gases inflamáveis (GLP, Butano, Propano, Metano, Álcool e Hidrogênio), e em seguida, emitir sinal sonoro e acender um LED vermelho simultaneamente. O projeto foi desenvolvido pelo grupo dos alunos Anna Maria, Débora Batista, Júlia Azevedo, Leticia Amaral, Mariana Soares, Sarah Giselle e Seir Vargas.

Projeto Sensor de Temperatura com Display LCD

projeto 3

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Alan Dias, Gabriel Bueno, Hian Igor, Railana Morais e Ramon Cesar, o projeto consiste em registrar a temperatura do ambiente, e em seguida, exibi-la em um display LCD.

Projeto Leitor de Temperatura e Luminosidade com Display LCD

projeto 3

O projeto consiste em capturar a temperatura e a luminosidade do ambiente, e em seguida, exibi-las em um display LCD. Foi desenvolvido pelo grupo dos alunos Caio Oliveira, Carlos Victor, João Coelho, João Pedro, Matheus Almeida e Wagner Miguel.

Projeto Braço Róbotico Controlado por Joysticks

projeto 4

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Júlio César, Laura Luiza, Maristella Trindade e Vitoria Maria, o projeto consiste em um braço robótico controlado por joysticks (dispositivo geral de controle) capaz de capturar e mover objetos.

Projeto Cofre Controlado por Senha

projeto 4

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Ana Vitória, Beatriz Alvez, Grazyelle Costa e Pedro Henrique, o projeto consiste em um cofre automatizado e controlado por senha, digitada por meio de um teclado matricial.

Projeto Gerador e Medidor de Ondas Aquáticas

projeto 4

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Allan Kelton, André Ramos, Atyla Vilela, Leonardo Queiroz, Miguel Gomes e Sergio Murilo, o projeto desenvolveu um sistema que simula os movimentos das ondas marítimas, por meio de um protótipo com pás geradoras de ondas aquáticas, e em seguida, mede a amplitude da onda utilizando sensor ultrassônico.

Projeto Leitor de Temperatura e Luminosidade

projeto 5

O grupo composto pelos alunos Donizette L., Guilherme S., Brunno Phelipe, João Claúdio e Gustavo de Almeida, desenvolveu um leitor de temperatura e luminosidade que captura a temperatura e umidade do ambiente, que é exibida em um display LCD.

projeto turma 1Na foto, alunos da turma 1 de “Introdução à Computação”

*Thais Molina é integrante do Programa de Estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.