capa convenio grupo cesar

FCT/UFG e Grupo César assinam convênio para a realização de projeto de pesquisa

Em 05/11/19 17:29.

O projeto “Pensamento Enxuto” do curso de Engenharia de Produção será realizado em parceria com o Grupo César, com o objetivo de otimizar o processo produtivo da empresa

Por Thais Molina*

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG) firmou na última quinta-feira (30/10) um convênio como o Grupo César - Construção Modular, para a realização do Projeto de Pesquisa “Pensamento Enxuto” do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG. 

A reunião aconteceu na sede do Grupo César e estiveram presentes o diretor da FCT/UFG, Prof. Júlio César Valandro Soares, os professores do Curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG e coordenadores do projeto, professores Tiago Almeida e Marcelo Fonseca, o proprietário do Grupo César, Sr. Mário César e o gerente de indústria da empresa, Sr. Paulo Marçal

O Grupo Cesar existe há mais de 35 anos no mercado. Atua na área da construção civil e logística e é reconhecido pelo padrão de qualidade e segurança de seus produtos e serviços, e por apresentar soluções nas demandas de transporte e logística de cargas pesadas, locação e comercialização de container e módulos construtivos e self storage (armazenamento de mercadorias). 

O projeto de pesquisa “Pensamento Enxuto” consiste em desenvolver o conhecimento dos métodos e ferramentas da filosofia lean em empresas, com o propósito de eliminar os desperdícios e reduzir os custos operacionais, tornando os preços mais competitivos no mercado de atuação.

A produção lean, teve origem no Sistema de Produção Toyota e busca a contínua melhoria organizacional. A aplicação do lean nos processos produtivos é chamado de enxuto visto que utiliza quantidades menores de todos os elementos de produção em relação ao conceito de produção em massa. A aplicação dessa filosofia traz diversos benefícios nas áreas de movimentações de materiais, na utilização de mão de obra e espaço físico dos processos, além de possibilitar maior assertividade nas etapas de produção, nos tempos de entregas e na minimização dos custos operacionais, para as indústrias. 

Durante a reunião, o diretor da FCT,  Prof. Júlio César Valandro Soares, e os professores do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG, Marcelo Nunes e Tiago Almeida, responsáveis pelo projeto de pesquisa, ressaltaram que esse convênio representa um marco muito importante para a unidade acadêmica. “Ele fortalece a aproximação e o estreitamento das relações com o setor produtivo e empresarial, além de trazer benefícios para ambos os envolvidos”, explicou Soares. Para o diretor do Grupo César, Sr. Mário Cesar, são grandes as oportunidades para o desenvolvimento dos produtos do Grupo César, na associação de novas tecnologias e propostas de soluções, criadas através do projeto de pesquisa. 

reuniao convenio

Reunião de assinatura do convênio da FCT/UFG  com Grupo Cesar

“A parceria estabelecida entre a FCT/UFG e o Grupo Cesar permitirá formatar, através do conjunto das tecnologias que já são desenvolvidas na empresa com as que serão propostas pelo projeto de pesquisa,  um modelo mais enxuto de gestão e transformar nossos produtos e soluções em um marco tecnológico para o estado”, afirmou Paulo Marçal, gerente da companhia. 

No projeto de pesquisa, será elaborado um modelo de simulação computacional que visa apresentar o funcionamento dos processos produtivos em ambiente virtual do Grupo Cesar, para que sejam levantados possíveis cenários que poderão ser estudados com base na filosofia lean. As atividades do projeto começam em Novembro com previsão de encerramento para Fevereiro de 2020. 

No total serão seis bolsas de pesquisas oferecidas, sendo duas bolsas para docentes, uma para mestrandos de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), duas para alunos de graduação de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e uma para alunos do curso de graduação de Engenharia de Produção da FCT/ UFG. Com a aplicação desse projeto, espera-se capacitar os alunos do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG para desenvolverem essa filosofia na área produtiva de forma prática.


convenio grupo cesar - grupoRepresentantes do Grupo Cesar e da FCT/UFG

*Thais Molina é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.

Fonte: Ascom FCT/UFG