FCT/UFG promove campanha de economia de energia no campus

Em 04/11/19 15:41.

Campus de Aparecida de Goiânia da UFG lança campanha de economia de energia com o objetivo de contribuir para a redução das despesas com energia elétrica

Por Thais Molina*

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia lança neste mês de Novembro, a campanha “Atitudes que preservam o meio ambiente e colaboram com a universidade” com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica e implantar uma cultura de colaboração dos servidores e alunos com o meio ambiente e a universidade.

No atual cenário de contenção de despesas que tem atingido as instituições de ensino superior, os gastos com energia elétrica se configuram como uma das maiores despesas da universidade e por isso, se torna importante conscientizar a comunidade acadêmica sobre pequenas atitudes como o uso correto do ar condicionado, a importância de desligar os computadores sempre que não estiverem em uso e apagar as luzes ao se retirar do ambiente, que contribuem para a economia de recursos financeiros e ambientais.

post1_campanha

A campanha vai abordar esses 3 principais pontos que podem colaborar diretamente na economia de energia

Segundo o Instituto Mauá de Tecnologia, um dos maiores vilões do consumo de energia elétrica é o ar condicionado. Ele pode representar cerca de 50% de aumento na conta de energia. Além disso, de acordo com a Comissão Nacional de Energia, cerca de 90% da energia do país é produzida pelas usinas hidroelétricas e com o aumento do consumo de energia elétrica, consequentemente, ocorre o aumento do consumo de água. Esse alto consumo pode contribuir para a construção de mais usinas, que afetam a fauna e flora do país, e também, podem ocasionar a falta de água, nos períodos de estiagem.

A campanha foi elaborada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da FCT/UFG com a colaboração da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG. Durante a campanha, serão desenvolvidas várias ações offline e online. Para que a campanha seja eficiente, é necessário que toda a comunidade acadêmica colabore, pois as atitudes que preservam o meio ambiente e colaboram com a universidade dependem de todos.

*Thais Molina é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.