future-se4

FCT participa de evento para discutir o cenário atual do ensino superior no Brasil

Em 27/08/19 14:56. Atualizada em 27/08/19 14:57.

A mesa redonda contou com a presença do reitor da UFG e envolveu alunos e servidores de várias unidades acadêmicas

Na última sexta-feira (23), a Faculdade de Ciências e Tecnologia em parceria com a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação (EMC) e Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás promoveram uma mesa redonda para discutir o cenário atual do ensino superior e o programa Future-se proposto pelo governo federal com envolvimento de estudantes e servidores.

O evento contou com a participação do reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil, além de diretores das unidades acadêmicas como o Prof. Júlio César Valandro (FCT), Prof.ª Karla Emmanuela (EECA), Prof. Reinaldo Gonçalves (EMC), Prof. Bráulio Ferreira (FAV). Os debatedores convidados foram o Prof. Wanderson Ferreira da Faculdade de Educação da UFG e o Sr. Pedro Cruz, servidor técnico administrativo e Coordenador de Informações Institucionais da UFG.

O reitor fez a abertura do evento e comentou que ações como a mesa redonda, mostram que a universidade não está fechada para novas ideias, mas que a preocupação atual é em como manter a sua integridade. Lembrou que o Future-se é repleto de inconsistências que contradizem a própria constituição e que isso inviabiliza até o diálogo. “ O Future-se é um projeto econômico e não acadêmico e nem considera o Plano Nacional de Educação”, apontou. Prof. Edward também lembrou a situação atual das instituições de ensino superior com o contingenciamento de recursos, que se não for revisto compromete o funcionamento da UFG a partir de setembro.

future-se1O reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil (ao centro) e demais diretores das unidades acadêmicas

O Prof. Wanderson Ferreira, doutor em educação e um dos debatedores, apontou que a ciência está no epicentro de todo esse problema, pois é a essência das universidades. Já o Sr. Pedro Cruz, fez uma retrospectiva dos cortes e das críticas feitas as universidades pelo governo federal nos últimos 8 meses. Também lembrou dos avanços da UFG nos últimos anos com a ampliação do número de cursos de graduação, pós-graduação e sua expansão, como o câmpus de Aparecida de Goiânia, que só foi possível por meio de uma eficiente gestão.

Cruz ressaltou que é um grande risco para as universidades depender da gestão e dos recursos de organizações sociais (OSs) e de empresas privadas como proposto pelo Future-se. “A empresa pode se manter envolvida nas universidades até que cessem os seus próprios interesses. As universidades precisam de garantias”, explicou.

future-se2Os debatedores convidados foram o Prof. Wanderson Ferreira e o servidor e Coordenador de Assuntos Institucionais da UFG, Sr. Pedro Cruz

O diretor da FCT/ UFG, Prof. Júlio César Valandro Soares aproveitou a oportunidade e expôs que o “Future-se” não traz muitas novidades do que já é realidade no dia a dia das universidades e que o ponto crucial a ser debatido é o comprometimento da autonomia de gestão com as OSs. Ao mesmo tempo, salientou que este momento crítico precisa ser reflexivo para que as universidades pautem suas ações com responsabilidade. “ Há várias incongruências que precisam ser revistas na gestão das universidades como a abertura de inúmeros cursos em câmpus que ainda não possuem demanda, o que despende recursos públicos”, exemplificou.

O Future-se, programa anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) para estimular a captação de recursos privados nas universidades públicas prevê a criação de um fundo privado para financiamento das federais e a inserção de OSs (Organizações Sociais) na gestão dessas instituições, atuando desde a administração financeira até o ensino. O programa será de adesão voluntária. O projeto final da lei deve ser encaminhado ao Congresso no fim deste mês para aprovação.

future-se3Diretor da FCT/UFG, Prof. Júlio César Valandro Soares

future-se4

O evento contou com a participação de alunos e servidores de várias unidades acadêmicas da UFG