FCT/UFG sedia primeiro workshop do projeto Aprender Fazendo

Em 23/05/19 11:29. Atualizada em 23/05/19 11:35.

O projeto de pesquisa tem o objetivo de estimular estudantes, meninas, para a carreira profissional nas ciências exatas

Aconteceu no sábado (18) nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, o primeiro workshop do projeto “Aprender fazendo: a abordagem hands-on para futuras estudantes de computação, ciências exatas e engenharias”. Trata-se de um evento vinculado a um projeto de pesquisa que tem o objetivo de estimular estudantes, meninas, regularmente matriculadas no ensino fundamental II e ensino médio para a carreira profissional nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, usando uma abordagem prática, motivacional e experimental de ensino.

1Professora Estela Leal explica as etapas do projeto Aprender Fazendo para o grupo de estudantes

Cerca de 25 estudantes, oriundas da rede pública de ensino do município de Aparecida de Goiânia, estiveram presentes no evento. O objetivo do workshop foi promover a familiarização dos professores, alunas e familiares com a universidade. A professora Estela Leal, coordenadora do projeto, deu as boas-vindas e apresentou detalhes das ações que serão desenvolvidas dentro das escolas e na universidade nos próximos meses.

Além disso, na oportunidade, os professores Alex Mota, Marcos Roriz e Elisa Soares, ambos docentes da FCT/UFG, apresentaram os cursos de Engenharia de Transportes, Engenharia de Produção e Geologia, a carreira e suas possibilidades.  O professor Marcos Roris comentou que iniciativas como essa são muito importantes e relembrou que na época que cursou graduação, a sua turma tinha apenas quatro mulheres.

O workshop também permitiu que as estudantes tivessem atividades práticas nos laboratórios da FCT/UFG. “Hoje temos cinco escolas parceiras e realizaremos alguns experimentos lúdicos, para motivá-los a seguir participando e colaborando com o projeto”, explica a professora Estela Leal.

8As alunas participaram de oficinas práticas nos laboratórios da FCT/UFG. Na foto, o laboratório de microscopia

O projeto “Aprender fazendo: a abordagem hands-on para futuras estudantes de computação, ciências exatas e engenharias” visa contribuir no combate a disparidade de gêneros dos cursos dessas áreas e também oferecer um ambiente de aprendizado científico para essas estudantes que muitas vezes convivem com infraestruturas precárias das escolas públicas. O professor Alex Mota reforça que são projetos assim, comprovam que somos todos capazes de chegar a uma universidade. “A educação transforma e nos leva para onde quisermos”, afirma.

4Prof. Alex Mota ministrou uma oficina no Laboratório de Informática

9Grupo que participou do primeiro workshop do projeto Aprender Fazendo