Fórum Chapada dos Veadeiros

II Fórum Caminho dos Goyazes: Trecho DF-Chapada dos Veadeiros

Em 04/10/18 15:10. Atualizada em 04/10/18 17:15.

Professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UFG, participam de fórum de trilhas de longo curso em São João D'Aliança-GO, apresentando o projeto do Geoparque da Chapada dos Veadeiros.

 O “II Fórum Caminho dos Goyazes: Trecho DF-Chapada dos Veadeiros” teve por objetivo reunir representantes da sociedade civil e da administração pública federal, estadual e municipal interessados na elaboração e implementação do projeto Caminho dos Goyazes, trilha de longo curso que cruzará o Estado de Goiás e Distrito Federal.

O evento foi uma relização do Grupo de Trabalho (GT) DF-Chapada, do qual participaram: Trekking Brasília, Prefeitura Municipal de São João d´Aliança, Associação de Escalada do Planalto Central, ICMBio, Goiás Turismo, Grupo de Caminhadas Brasília, Universidade Federal de Goiás, Eco-Bocaina, Reserva Bellatrix e Rebas do Cerrado.

Fórum Chapada dos Veadeiros 6

As trilhas de longo curso começaram como um aparelho de recreação e geração de renda para a população local através do potencial turístico. Atualmente são consideradas também como estratégia de conservação proporcionando a conectividade de paisagem, possibilitando a movimentação da fauna entre uma área protegida e outra trazendo entre outros benefícios maior variabilidade genética de seus descendentes.

O projeto nacional de trilhas de longo curso, coordenado pelo ICMBio, definiu quatro eixos regionais: 1. Caminho dos Goyazes, com mais de 500 km entre a Serra Dourada próximo à Cidae de Goiás e a Chapada dos Veadeiros, passando pelo Distrito Federal; 2. Travessia Peabiru, do Parque Nacional do Iguaçu ao litoral paranaense; 3. Estrada Real, que deve possuir uma trilha em paralelo à estrada já existente; e 4. Oiapoque – Chuí, que pretende unir o país de Norte a Sul, com a conexão das várias trilhas regionais.

Conforme definição do ICMBio, para os quatro eixos regionais, os caminhos serão implementados de sul ao norte, considerando o objetivo de desenho dos traçados maiores com a perspectiva de coleção de paisagens e começando pelas unidades de conservação, com a expectativa de movimento natural de pressão dos caminhantes para a conexão dos trechos implementados e sinalizadas. Para as propriedades e comunidades, ao longo do caminho, surgem oportunidades de geração de emprego e renda e o desafio da preservação, oferecendo serviços e atratividade para visitantes.

Os aspectos culturais e históricos representam outro interesse estratégico dos caminhos, com o objetivo de valorizar a história local, resgatar o modo de vida, o modo de viajar e as formas de relacionamento das pessoas com o ambiente. Nesse contexto também é ressaltada a importância do mapeamento dos atrativos naturais, inspirando os visitantes e fortalecendo a identidade local no caminho da preservação.

A participação da sociedade nesse processo é de suma importância, desde a compreensão dos interesses envolvidos até a ideia de pertencimento e participação no processo de concepção e implementação. Pensando nisso, o ICMBio, dando início ao processo de construção do Caminho dos Goyazes, realizou, em Outubro de 2017, em Brasília, reunião com representantes dos Governos de Goiás e do Distrito Federal-DF, diferentes segmentos da sociedade civil e interessados. Na ocasião, o sistema de trilhas foi apresentado e os participantes convidados a integrarem a gestão e construção do Caminho, conforme os trechos de interesse, separados em Grupos de Trabalho – GTs. O percurso foi dividido nos seguintes GTs: Cavalcante e Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros; da Chapada ao Distrito Federal-DF; ligação do DF a Corumbá-GO; e de Corumbá-GO à Cidade de Goiás (Caminho de Cora Coralina).

Após o Fórum, foi realizado nos dias 01 e 02 de outubro um curso de navegação em mapas, que faz parte de um  projeto de extensão do curso de Geologia da FCT/UFG, para condutores de visitantes, técnicos do Icmbio e voluntários do Parque, com saída de campo para uma área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Fórum Chapada dos Veadeiros 2

Fórum Chapada dos Veadeiros 3

Fórum Chapada dos Veadeiros 4

 

Fonte: http://coti.org.br/