INTERIOR DE CAVERNA ENCONTRADA NA REGIÃO MAPEADA

Alunos do curso de Geologia apresentam Mapas Geológicos da região de Mambaí-GO

Em 17/07/18 14:30. Atualizada em 17/07/18 14:32.

Discentes do 7° período do curso de Geologia da UFG apresentaram no dia 13/07/2018 os resultados obtidos do mapeamento realizado na região da cidade de Mambaí, nordeste do estado de Goiás.

O trabalho de campo foi realizado sob a supervisão dos docentes Joana Sánchez, Fernanda Canile, Daniel das Chagas e Elisa Barbosa no período de 21 a 25/05/2018, como parte da disciplina Trabalho de Campo de Mapeamento Geológico 1. O objetivo do trabalho foi realizar o mapeamento geológico de detalhe da região de Mambaí, e contou com o apoio do ICMBio APA das Nascentes do Rio Vermelho.

ATIVIDADE DE CAMPO

Atividade de campo

A disciplina de Mapeamento 1 tem como objetivo integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas de Petrologia Sedimentar, Geologia Estrutural e Estratigrafia, além de propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de planejamento, organização e execução de trabalhos de cartografia geológica.

INTERIOR DE CAVERNA ENCONTRADA NA REGIÃO MAPEADA

Interior de caverna encontrada na região mapeada

A região de Mambaí-GO foi escolhida por se tratar de área onde há a presença predominante de rochas carbonáticas do Grupo Bambuí que consiste em um amplo sistema cárstico, com presença de belas cavernas e cachoeiras, atrativos turísticos que atualmente recebem relativa visitação, e apresentam potencial para intensificação dessa atividade, que também conta com a visualização de cenários panorâmicos envolvendo a famosa Serra Geral de Goiás, divisa dos estados de Goiás e Bahia, sustentada pelos arenitos da Grupo Urucuia. Essas rochas predominantes na região apresentam características físicas e químicas (solubilidade dos calcários e friabilidade dos arenitos) que tornam a região com grande potencial para degradação ambiental, processos de dinâmica externa, rebaixamento de lençol freático e contaminação de aquíferos, sendo importante a realização do mapeamento sistemático do local em escala de detalhe, dados que irão subsidiar tecnicamente a equipe gestora no planejamento e ordenamento da APA.

DOCENTES E DISCENTES DO 7° PERIODO DE GEOLOGIA DA UFG.

Docentes e discentes do 7° período do curso de geologia da FCT-UFG

APRESENTAÇÃO DOS MAPAS