Mesa EGOEEP

FCT realiza Encontro de Engenharia de Produção

Em 02/04/18 14:02. Atualizada em 02/04/18 14:08.

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG organiza encontro sobre engenharia, inovação e economia em períodos de crise

Texto: Caroline Brandão, Denys Fernandes

Fotos: Adriano Justiniano, Meire Ramalho

O 1º Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção (EGOEEP) realizado nos dias 27,28 e 29 de março, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) do câmpus de Aparecida de Goiânia da UFG, reuniu estudantes, empresários, engenheiros e professores interessados no tema "Como inovar em momentos de crise? Desafios do Estado de Goiás". Foram três dias de palestras, mesas-redondas, minicursos, mostras de produções acadêmicas, painéis de debates e visitas técnicas.

A coordenadora do evento, professora Lie Yamanaka, explicou que o encontro busca "fomentar os estudos de Engenharia da Produção, compartilhando informações com a comunidade acadêmica e as principais tendências da área".

"Desde o ano passado, estamos desenvolvendo o projeto. Submetemos um projeto aos alunos e professores para saber o que eles sentiam necessidade de saber, e com isso modelamos esse evento com 110 inscritos e seis minicursos", reforçou a coordenadora.

O EGOEEP tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg) e da empresa júnior da FCT, a ProPartners. Além da coordenadora do evento, também ocuparam a mesa-diretora da abertura a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Maico Roris, o representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia,Luciano Batista Lima, o diretor da UEG - Aparecida de Goiânia, João Cândido Barbosa, e também o diretor da FCT, Júlio Cesar Valandro, que parabenizou a organização do evento: "Gostaria de demonstrar aqui a minha satisfação e sobretudo o meu orgulho de ver um evento de tamanha magnitude ocorrendo na FCT. Muito bem organizado, muito bem formatado, e muito prestigiado por todos vocês que estão aqui."

Mesa EGOEEP

Mesa de abertura do 1° Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção

Envolvimento estudantil e empresarial

A atenção com os interesses dos alunos também foi um foco importante para a construção do EGOEEP. Eduarda Araújo, aluna do sétimo período do curso de Engenharia de Produção e antiga membro da empresa júnior ProPartners, celebrou a decisão. "Fiquei sabendo pelas redes sociais do encontro, espero que eu possa aprender muitas coisas, principalmente sobre o lean manufacturing (manufatura enxuta), que é a área de trabalho que me interesso". A estudante acrescenta: "as palestras também são muito boas, pois falam sobre um assunto que diz respeito a todos nós, sobre como se preparar para o mercado de trabalho".

O evento contou com a participação de empresas de grande expressão como: Cargill, Flexibase, Med Nutrition, entre outras, além da empresa júnior ProPartners, fundada por alunos do curso de Engenharia de Produção da UFG/FCT.

Palestras e minicursos

O evento teve em sua programação palestras, minicursos e mostra de trabalhos científicos, tecnológicos, de inovação e extensão, além de visitas técnicas.

Na palestra de abertura, Anapatrícia Morales, formada na área de Economia e coordenadora da Agência de Inovação da UFABC, destacou o papel da juventude para um país que almeja inovar. "A inovação existe em todo tipo de ambientes, no marketing, nos governos e principalmente nos mercados, por isso é tão importante olhar a inovação enquanto processo, pois ela te dá um salto competitivo", afirmou. "O que falta em Goiás agora é ampliar a capacidade do setor produtivo de investir em pesquisa e desenvolvimento e maior integração entre universidade e empresa".

Palestra EGOEEP

Palestrante Anapatrícia Morales

Os seis minicursos do evento foram realizados por professores e profissionais de diversas empresas:
Minicurso 1:Six Sigma
Eng. Me. Daniel Machado Orsoni (CARGILL).
Minicurso 2: Como se preparar para o Mercado do Trabalho
Me. Sueyde Géssika Ferreira Almeida (Fertilizantes Tocantis) e Lêda Rodrigues Orsoni (Unilever).
Minicurso 3: Beer Game
Profa. Dra. Catarina Barbosa Careta (ESALQ/USP).
Minicurso 4: Lean Manufacturing
Eng. Neoclassir Pincerato (RL Associados).
Minicurso 5: Competências Comunicativas para a Vida Profissional
Profa. Dra. Maria Eugenia Dajer (UFTPR).
Minicurso 6: Escopo em Gerenciamento Ágil de Projetos
Profa. Dra. Camila de Araújo (FAGEN/UFU).
Alunos EGOEEP 2  Alunos EGOEEP
Alunos da UFG participam de mostra de trabalhos científicos no EGOEEP